sexta-feira, 24 de maio de 2013

OS DEZ MANDAMENTOS


Mandamentos

Caminhos para alcançar a felicidade
A Lei de Deus está na Bíblia e é chamada de “OS DEZ MANDAMENTOS”.
Foi a Lei que Deus entregou a Moisés no Monte Sinai. Essa Lei é a indicação do caminho a seguir para chegarmos até Deus.
 
São estes os mandamentos:

1.    Amar a Deus sobre todas as coisas

2.    Não falar seu Santo Nome em vão
3.    Guardar domingos e festas
4.    Honrar pai e mãe
5.    Não matar
6.    Não pecar contra a castidade
7.    Não furtar
8.    Não levantar falso testemunho
9.    Não desejar mulher do próximo
10. Não cobiçar as coisas alheias


Os três primeiros Mandamentos falam do nosso encontro com Deus e como descobrir e encontrar o verdadeiro Deus. Do 4º ao 10º Mandamento Deus nos ensina o que devemos fazer para vivermos como irmãos.







24 comentários:

  1. Gostaria que vcs me mostrasem na Biblia onde diz que o terceiro mandamento e guardar domingos e festas? Ou melhor onde tem a palavra domingo na Biblia?

    ResponderExcluir
  2. Antes o dia santo era o sábado, porém depois da ressurreição de Jesus o domingo que ficou sendo santo, nós vivemos o novo testamento, por isso domingo e não sábado.

    ResponderExcluir
  3. O primeiro mandamento a biblia e bemclara:nao teras outros deuses diante de mm e nao faras para ti imagem de escultura.ai daquele que destorcea palavra de deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós católicos só adoramos a Deus, agora quanto as imagens se você estiver certo, então Deus errou quando mandou fazer a serpente de bronze em êxodo, ou quando fez os Querubins na arca da aliança, até Lucas está errado porque ele pintou um quadro de Maria.
      Já que você acha que tudo tem que estar na Bíblia, quem montou a Bíblia foi a igreja Católica, ou você acha que a bíblia caiu do céu encadernadinha, não existe Bíblia sem a Igreja Católica e não existe Cristianismo sem a tradição católica.
      Dá uma estudada, tira esse tapa olho que o pastor pois em você e você verá as maravilhas que Deus tem pra nós.

      Excluir
    2. Caro amigo, a respeito dessa serpente que Deus mandou fazer, leia o texto com mais atenção, o povo de Israel estava sendo muito rebelde contra Deus,e por punição, Deus colocou serpente para picar as pessoas e obviamente morrer, Deus queria mostrar pra eles a importância de voltar a Deus e confiar naquilo que Deus diz. O detalhe é que essa serpente não foi construida para adoração,e sim para quando as pessoas a olhassem tendo fé em deus ficariam curadas,(leia 2Reis 18:4)vc vai ver que neste capitulo quando o povo passou a adorar a serpente, Deus mandou o Rei Ezequias destruísse.

      Excluir
    3. É este o fundamento das imagens no catolicismo. As imagens dos santos que doaram sua vida para cristo e a igreja, hoje compoem nossos altares, nos recorda o exemplo para que façamos o mesmo e vejamos neles a imagem do cristo que sofre nos pobres e excluídos de nossa sociedade.

      Excluir
    4. Antes de falar das imagens entendam o que elas nos representam. Só adoramos a um único Deus! Se não conhecem o fundamento da Igreja Católica verdadeiramente, não critiquem, pois nos estão corretos nos seus julgamentos.
      As imagens que temos dos santos que doaram sua vida para Cristo e a igreja, nos recorda o exemplo para que façamos o mesmo.

      Abraço fraterno. Luciana Silva.

      Excluir
    5. O que eu acho é que ja sabemos que essa discussão é desgastantes e nunca vamos chegar em lugar nennhum, irmãos evangelicos as imagens é para utilidade dos católicos e não de vocês, então parem se encomodar com o modo com o qual fazemos as coisas, esse site é católicop que tem, o intuito de nos ensinar como devemos ensinar nossas crianças "CATÓLICAS" e nãqo seus filhos, então vamos fazer assim, nós católicos educamos os nossos filhos e vocês eduquem o de vocês do mesmo modo que vocês não concordam e não precisam tambem concordar com um monte de coisas da nossa Igreja, também não concordamos com uma enchorrada de coisas da igreja de vocês. A prendam de uma vez por todas as leis católicas e os ensinamentos católicos são para os CATÓLICOS seguirem se você não é pois bem não siga e cuide da sua própria vida!

      Excluir
    6. ISSO AÍ!!!!! AMEI!!!!!!

      Excluir
    7. Se essas pessoas que nos criticam tanto não sao catolicas, o que estão fazendo nesse site perdendo seu tempo , poderiam está evangelizando por aí, ja que sabem tanto.

      Excluir
  4. Se quer tem referencia biblica pra ver se essas postagens sao de acordo com a biblia NAO ENSINE SUAS CRIANÇAS DE MANEIRA ERRADA !leia exodo capitulo20 e tire suas proprias conclusoes

    ResponderExcluir
  5. Ai se encontra o problema... Suas próprias conclusões. Interpretações erradas levam mais ao erro que uma estrutura pensada, organizada e interpretada a luz da palavra, do contexto histórico e do que realmente quis se dizer e não o que eu penso a respeito.

    ResponderExcluir
  6. Amigo Issac, deveríamos estar nos preocupando com tantas almas a converter, do que diferenças ínfimas entre nossas doutrinas que já duram séculos e se ninguém achou solução até agora, não serão seus ataques que irão fazê-lo. Na contramão do ataque, procure fazer como Jesus, esqueça as diferenças e alinhe com as semelhanças. Procure ajuntar e não espalhar. Do seu irmão em Cristo: Carlos Bastos

    ResponderExcluir
  7. PRESTE ATENÇÃO ANTES DE FALAR NOS CATOLICOS NUNCA ATACAMOS VCS, MAS AO CONTRARIO VCS SEMPRE NOS ATACAM E NOS CRITICAM, MAS PODE TER CERTEZA DEUS IRA AJUDA-LO, A BIBLIA FOI FEITA PARA INTERPRETA-LA, SE VC NAO APRENDEU ISSO AINDA ENTAO COMECE JA. ENTENDEU ISAC RODRIGUES.

    ResponderExcluir
  8. Incrivel como algumas pessoas levam e dedicam tempo a criticar os católicos e seu modo de ensinar. Não seria mais correto viver de fato o que " dizem" que aprendem? Deus ficaria tão feliz em ver que de fato desejam algo de bom. Sejam Felizes!

    ResponderExcluir
  9. Incrivel como algumas pessoas levam e dedicam tempo a criticar os católicos e seu modo de ensinar. Não seria mais correto viver de fato o que " dizem" que aprendem? Deus ficaria tão feliz em ver que de fato desejam algo de bom. Sejam Felizes!

    ResponderExcluir
  10. ENTREI AQUI PARA PROCURAR ALGUMAS IDEIAS SOBRE OS DEZ MANDAMENTOS PARA DAR NO ENCONTRO DE CATEQUESE CATÓLICA. ENTÃO ESTOU MUITO SATISFEITA. TENHO QUE PROCURAR OS CONTEUDOS NOS SITES CATÓLICOS. ENTÃO OS EVANGELICOS DEVERIAM FAZER RSUAS BUSCAS NOS SITES DE SUA PROPRIA IGREJA E PARAREM DE DA PALPITE... AQUI TA TUDO CERTO POIS O SITE É CATÓLICO, SOU CATÓLICA E NÃO BUSCO CONTEUDOS EM SITES QUE NÃO CONDIZEM COM A MINHA DOUTRINA...

    ResponderExcluir
  11. Abençoado seja o moderador deste blog pela paciência em responder ao anônimo evangélico aí em cima, foi importante pra mim, assim terei argumentos mais consistentes quando insistentemente algum evangélico se sente no direito de tentar me converter rsrs. Sou catequista e vim buscar insights pra explicar o primeiro mandamento de forma que crianças entendam, obrigada, ótimo material, e ótimas respostas

    ResponderExcluir
  12. ESTE MANDAMENTO E MAIS FALSO QUE UMA NOTA DE 7 REAIS EXEDO 20 O VERDADEIRO

    Não terás outros deuses diante de mim.
    Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
    Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
    E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.
    Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.
    Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
    Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.
    Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.
    Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.
    Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.
    Não matarás.
    Não adulterarás.
    Não furtarás.
    Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
    Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.

    Êxodo 20:3-17

    ResponderExcluir
  13. Por favor, respeito é tudo, independente de qualquer coisa.

    ResponderExcluir
  14. Muitas opiniões em relação aos católicos respeito em primeiro lugaro julgamento deixe pra Deus

    ResponderExcluir
  15. O que a esmagadora maioria desses supostos “cristãos” judaizantes que persistem em guardar o sábado não sabem é que os Apóstolos já celebravam a Missa “no primeiro dia da semana”, isto é, no domingo, como ficou registrado na Bíblia Sagrada, em mais de uma passagem:
    • Nos Atos dos Apóstolos (20,7): “No primeiro dia da semana, estando nós reunidos para a fração do Pão (isto é, a Eucaristia)…”.

    • Em Apocalipse (1,10), S. João diz: “No dia do Senhor (domingo), fui movido pelo Espírito…”.

    • Em 1Cor 16,2, S. Paulo Apóstolo confirma que a coleta cultual era feita “no primeiro dia da semana” (domingo).

    ResponderExcluir
  16. sou evangélica mas não discrimino os católicos por favor vamos parar

    ResponderExcluir